TIPOLOGIA DOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE:
Transtorno de personalidade esquiva - são as pessoas que evitam interação social e são extremamente sensíveis aos julgamentos negativos dos outros; elas podem ser tímidas e isoladas socialmente e ter altos sentimentos de inadequação.
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva - são as pessoas preocupadas com regras e ordem e que valorizam o trabalho acima de outros aspectos da vida; são perfeccionistas e têm uma necessidade plena de estar no controle. É importante não confundir com o transtorno obsessivo-compulsivo, que é uma forma de transtorno de "ansiedade".
Transtorno de personalidade dependente - são as pessoas com necessidades de serem cuidadas e medo de estarem sozinhas, além de dificuldade de separar-se de seus entes queridos ou tomar decisões por conta própria. Correm sérios riscos de se tornarem submissas e tolerarem relações abusivas.
Transtorno de personalidade paranoide - pessoas com esse transtorno tendem a desconfiar dos outros e achar que vão ser enganadas. Por causa disso, elas podem ter comportamentos hostis ou se tornarem emocionalmente desapegadas.
Transtorno de personalidade esquizoide - este transtorno provoca falta de interesse em relações sociais. Quem tem o problema é indiferente às interações sociais, tornando-se normalmente isolado e distante dos outros.
Transtorno de personalidade esquizotímica - um transtorno complexo que pode levar a um comportamento excêntrico, ter pensamentos e crenças incomuns ou bizarras, ter sentimento de desconforto em ambientes sociais e dificuldade para ter relacionamentos íntimos.
Transtorno de personalidade antissocial – quem tem este transtorno não reconhece os sentimentos e necessidades de outros. Também pode repetidamente mentir, agredir, roubar e ter comportamentos ilegais. É um dos mais comuns transtornos de personalidade, mas não acha que tem, o que o torna perigoso socialmente.
Transtorno de personalidade histriônica - pessoas com este transtorno são altamente emotivas e dramáticas, têm uma necessidade excessiva de atenção e aprovação e podem usar a aparência física para consegui-la. Também muito comum, é confundido com emotividade.
Transtorno de personalidade borderline - as características principais incluem o medo do abandono, relacionamentos intensos e instáveis, explosões emocionais extremas, comportamento autodestrutivo e sentimento crônico de vazio. Separamos uma seção especial para o Borderline. Clique aqui.
Transtorno de personalidade narcisista - são as pessoas com autoestima inflada e necessidade de admiração. Elas costumam ter pouca empatia ou preocupação com os outros e têm fantasias de sucesso, poder ou beleza.
Sintomas : Os mais comuns são os seguintes:
Ansiedade
Agressividade
Desconfiança
Rancor
Isolamento social
Introspecção
Indiferença
Insegurança
Intolerância
Medo de abandono
Impulsividade
Necessidade de atenção
Arrogância
Perfeccionismo
Tratamento : O padrão- ouro para o tratamento de transtornos de personalidade é PSICOTERAPIA. Tanto psicoterapia individual como em grupo são eficazes para muitos desses transtornos, se o paciente estiver buscando tratamento e estiver verdadeiramente motivado para mudar.
O foco é:
Reduzir o sofrimento subjetivo
Permitir que os pacientes entendam que seus problemas têm origem interna
Diminuir comportamentos significativamente mal-adaptativos e socialmente indesejáveis
Modificar traços de personalidade problemáticos