Agora UMA HISTÓRIA !
Maria, nossa amiga, com cerca de 14 anos percebeu que sua mão suava mais do que a das amigas da escola.
Na hora das provas, nervosa, isso lhe causava muitos desconfortos, chegava a molhar a folha de papel, e muitas vezes seus professores a constrangeram reclamando na frente de todos.
Maria não se sentia a vontade para paquerar, as amigas começaram a ter os primeiros namorados, e embora gostasse das amigas, não se sentia nada confortável perto dos meninos, o que lhe causava ainda mais suor nas mãos.
Terminado o colegial, Maria teve que começar a trabalhar. Conseguiu emprego como vendedora em uma loja de roupas.
Mas o que acontecia? Quando chegava o cliente, Maria sentia-se nervosa, o suor aumentava e lá estavam as roupas molhadas e manchadas.
Ela decidiu então procurar tratamento, foi a um dermatologista e iniciou-se a saga. Tratamento com toxina botulínica a cada três meses, uma leve melhora, muito pouca para ser “igual a todos”, como queria sentir-se.
Após, cerca de três anos com procedimentos frequentes e melhora parcial, a enfermeira que trabalhava na clínica questionou se Maria sentia-se muito ansiosa ou triste. Ela caiu no choro. Já com 22 anos, ninguém nunca tinha a orientado a cuidar de sua saúde mental.
Um novo capítulo iniciou-se na vida de Maria, com a combinação de psicoterapia e medicamentos, ela vem apresentando boa resposta ao tratamento. Mas o melhor de tudo, já não se sente como “ a mais estranha do mundo”.
Cuide-se