Insônia
Apneia no sono
Sonambulismo
Síndrome dos membros inquietos
Bruxismo
Narcolepsia
Paralisia no sono
Sintomas : Os mais comuns sintomas são:
Importante dificuldade de pegar no sono à noite
Cansaço
Sonolência Excessiva Diurna
Irritação constante
Falta de concentração
Ansiedade
Tristeza
Roncos
Intensa dificuldade em acordar
Dores de cabeça
Tratamento : No caso do "sono" é importante ressaltar que o tratamento é direcionado pelo psiquiatra para cada caso em particular!
1- TRATAMENTOS NATURAIS: Este você conhece no Brasil como o "Tratamento da vovó" pois são as receitas tradicionais de boca a boca milenares e hoje, na internet, existem milhares e milhares de prescrições, mas a grande maioria delas não são cientificamente bem fundamentadas e estas soluções milagrosas e mirabolantes para pessoas que têm insônia tornam-se um problema pessoal e social, postergando o tratamento e perpetuando o quadro. Por isso, veja esta lista de remédios naturais que tem benefícios tradicionalmente comprovados:
O chá de camomila é o mais "da vovó" sendo um sedativo leve, 2 xícaras a noite podem ajudar. Não há necessidade de fazer concentrado, pois não tem contraindicação ao uso contínuo. Este chá também pode ajudar a amenizar crises de ansiedade.
A raiz da flor valeriana é utilizada para tratar ansiedade há mais de 2.000 anos. Mostra-se eficaz em ajudar a iniciar o sono de maneira mais rápida e a ter um sono mais profundo e com menos despertares noturnos.
Pode apresentar dor de cabeça e náuseas matinais. Cuidado, a valeriana interage com o álcool. Recomenda-se iniciar com doses baixas e depois aumentar. É segura para ser usada sem supervisão por até 6 semanas, e em seguida consulte o médico psiquiatra.
É da família da pimenteiras. Estudos mostram eficácia no combate a insônia, quando comparada a placebos, em pacientes com insônia de leve a moderada com maior eficácia na de leve intensidade.
Como é metabolizada no fígado, não é recomendada para uso conjunto com álcool e com estatinas (medicamentos para colesterol).
Tem um poder sedativo leve e pode ser utilizado a longo prazo. Não tem contraindicações ao uso prolongado. É vendida no forma de extrato.
Regulariza o ciclo sono vigília. Especialmente boa para quem sempre passa a hora de dormir na frente da tela do computador, celular, televisão.
2- TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS: Os distúrbios do sono são uma vasta classe de doenças que afetam o mecanismo natural de sono - vigília nos seres humanos, regulado principalmente pelo eixo Hipotálamo-pituitária-adrenal que, quando ativada inicia uma resposta de alerta a eventos de ameaça ou estresse. O sono é principalmente induzido pela melatonina, neuro-hormônio que regula o ritmo circadiano e está presente em grande quantidade no inicio do sono (estado de vigília não REM), e a redução na sua produção ocasiona uma série desses distúrbios.
O distúrbio mais prevalente é a insônia que pode ser definido como a dificuldade de iniciar e/ou manter o sono de forma restauradora provocando consequências adversas na vida do indivíduo como um todo. As consequências são diminuição das atividades no dia a dia, aumento da propensão a distúrbios psiquiátricos, déficits cognitivos, surgimento e agravamento de outros problemas de saúde, riscos de acidentes ao dirigir, absenteísmo no trabalho, redução da produção e criatividade, levando ao comprometimento da qualidade de vida sua, e das pessoas a sua volta.
A ausência do sono está relacionada a diversos fatores, principalmente quanto à higiene do sono, que são medidas e hábitos relacionados às atividades realizadas antes do indivíduo ir dormir, portanto alterações de atividades ou rotinas que não estão associados as condições para o sono, geram problemas e podem levar a uma má noite de sono; além disso eventos traumáticos e níveis altos de estresse influenciam consideravelmente.
O tratamento da insônia com acompanhamento psiquiátrico pode iniciar-se por terapia cognitivo-comportamental, tratamento farmacológico ou associação dos dois. Sendo o tratamento farmacológico recomendado apenas em casos agudos com necessidade de redução imediata dos sintomas. Os medicamentos mais utilizados em casos de insônia são fármacos hipnóticos e antidepressivos sedativos. Em relação aos Benzodiazepínicos (Diazepam, Clonazepam, Alprazolam) pode ocorrer sedação residual durante o dia, comprometimento da memória, depressão da ventilação, dependência e dificuldade na retirada do medicamento, além do efeito de insônia rebote que ocorre após a retirada do medicamento quando um longo período de uso, podendo desencadear a síndrome de abstinência; é também devido a estes efeitos que esses medicamentos são contra indicados para idosos, pois podem ter como consequência a incidência de acidentes, como quedas, comprometendo ainda mais a sua qualidade de vida.
3- TRATAMENTOS COMPORTAMENTAL: Hábitos saudáveis recomendados:
• Dormir apenas o tempo necessário para se sentir descansado - saia da cama!!!
• Criar uma rotina de acordar sempre no mesmo horário, independente se for fim de semana ou não e de ter tido insônia na noite anterior - saia da cama!!!
• Se tem insônia à noite, recomenda-se evitar cochilos ao longo do dia - saia da cama!!!
• Prática regular de exercícios ajuda a regular o ciclo circadiano - saia da cama!!!
• Procure dormir em ambientes silenciosos e agradáveis - vá para a cama!!!
• Um lanche leve antes da hora de dormir costuma ajudar a dormir tranquilamente - vá para a cama!!!
• Tomar um banho quente antes de dormir - vá para a cama!!!
• Evite ingerir qualquer tipo de estimulantes depois das 16 horas. Estimulantes mais comuns são: café, coca cola, guaraná, mate - vá para a cama!!!
• Evite fazer atividades muito estimulantes na hora antes de dormir (p.ex. ver filmes de ação, games no computador/online) - exceto sexo!!!
• Preferencialmente usar a cama apenas como lugar para dormir (evite trabalhar ou assistir televisão na cama) - saia da cama!!!
• Antes de dormir, faça alguma forma de relaxamento: Meditação, Respiração, Yoga - vá para a cama!!!
O seu médico psiquiatra vai lhe ajudar a criar uma rotina diária para melhorar a sua qualidade de sono.