Sintomas : Os sintomas variam entre físicos e psíquicos. Dentre os físicos, observamos palpitação, taquicardia, suor excessivo, diarreia e dores de cabeça. Agora, nos sintomas psíquicos observamos a intensa preocupação, medo excessivo, associado a diversos planejamentos e excessivo controle.
Tratamento : É importante estar ciente de que a ansiedade, em alguns casos, não tem cura definitiva. Ao receber o tratamento adequado, o paciente aprende a a controlar os sintomas e levar uma vida com maior qualidade. Recomenda-se três frentes de controle, a saber:
Calma ! Não fique preocupado, hoje em dia existem tratamentos cada vez mais modernos para os Transtornos Ansiosos, sem risco de lhe deixar sonolento ou apático.
Um psiquiatra é o profissional que irá lhe receitar o mais indicado para o seu caso.
O tratamento psicoterápico, irá investigar as crenças que originaram os medos e preocupações excessivas. A partir daí, o profissional vai poder ajudar você a elaborá-los de maneira mais adequada, aumentando suas possibilidades de enfrentamento. Exemplos: psicoterapia cognitiva comportamental, que ajuda o paciente a se conscientizar dos seus pensamentos automáticos, e muitas vezes distorcidos, e consequentemente, se libertar do medo. Pode também ajudar o paciente a rever escolhas que fez na vida e podem ter sido o gatilho a desencadear o problema e estabelecer novos limites para sua vida.
Atividades físicas: Academia, Natação, entrar em um Time, corridas, caminhadas, até mesmo Beach Tennis pode te ajudar. A prática de exercícios físicos constantes regula a produção de endorfina, um dos neuro-hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Além disso, exercitar-se também tem um importante papel na regulação da noradrenalina e da serotonina.
Se você foi diagnosticado com um dos Transtorno de Ansiedade, é importante evitar substâncias estimulantes, como o café, e procurar ajuda para abandonar por completo hábitos extremamente nocivos à sua saúde, como fumar, usar drogas ou mesmo álcool em excesso.